quarta-feira, 29 de novembro de 2017

As dificuldades da amamentação



A Clarinha chora, chora muito e vigorosamente quando sai da mama, ou da minha cama e vai para a dela. Não é sempre. Mas acontece muitas vezes. Ela não usa chucha. Nunca conseguimos que pegasse. A mama é o seu consolo, portanto. O problema é que não me deixa descansar à noite. Para além de tudo, há umas duas semanas caiu da nossa cama a meio da noite... Estava entre nós dois, como habitual. Deu a volta e, a dormir, foi andando até aos pés da cama e caiu de cara no chão.

Conseguem imaginar o nosso pânico às 4h da manhã?!?! 
Graças a Deus, não passou do susto!!!
A partir daí não consigo descansar com ela na nossa cama toda a noite! Temos estado a tentar que ela vá para o quarto dela, para a cama dela. Por todas essas razões isso era muito importante. Mas nem sempre é fácil. Quando ela adormece ao colo do pai, depois de fazer a sua birra, muitas vezes acorda quando ele a põe na cama dela. Se for eu a pô-la, pior ainda... Às dez da noite de ontem, com o Vicente que já deveria estar na cama há imenso tempo (a desvantagem de dormirem no mesmo quarto, porque um acorda o outro!) e ela a chorar imenso porque quer a mãe e a mama, peço ao pai para trocar, que me faz toda uma cena, de que isso não vai acabar nunca e blablablá...

Ora ele não há de estar mais cansado que eu que, para além de dias mais non stop, passo mais tempo acordada à noite e sou eu que dou mama. Certo? Não que ele ache que lhe dava tirar a mama, até porque não o faria. Mas acha que tenho de impor limites, que isso não é saudável para mim (que não descanso), nem para ela (que está sempre em alerta para eu não a tirar da mama e, mesmo a dormir bem, assim que desencosta acorda e chora). A questão é que não sei como fazer isso e nem se é possível de o fazer. Como vos disse ontem, conheço a minha filha e sei que mais de 50% do seu choro "desesperado" é "fita" e não vou logo a correr, tipo alarme de incêndio... Mas como pedir a uma mãe para ficar a ouvir a sua filha chorar desesperadamente porque quer alguma coisa que lhe posso dar e não aconchegá-la?!?!? Isso é que não me prece saudável para nenhuma das duas!
Mas, seja quem for, como ousam me dizer que já chega de mama?!? Se a minha filha quer mama e isso a faz feliz, a acalma, tranquiliza, vou lhe dar mama. Não consigo sequer conceber algo diferente! Não estamos a falar de uma criança de dois ou três anos (e, mesmo assim, me parece saudável), estamos a falar de uma bebé de 9 meses... Não há um prazo para tirar a mama. Há de ser gradual. Espero que seja ela a deixar de querer, tal como foi com o Vicente (mas logo aos 6 meses e meio). Não vejo razão ou incómodo suficiente para tirar a mama abruptamente a uma bebé. Não há nada que o justifique!
Está a fazer de chucha, como muitos dizem. Não entendem que a chucha é que faz de mama... Que a mama não entorta os dentes, a mama não tem de ser trocada de dois em dois meses (por alguma razão será), a mama lhe dá leite (para além de mil outras coisas, lhe dá imunidade), a mama não custa dinheiro, etc, etc, etc...

Custa ela estar sempre a acordar, custa estar sempre à mama, custa sentir-me tão cansada e condicionada. Mas custa, sobretudo, a mim! Sei que temos de melhorar essa situação. Ninguém o que fazer mais do que eu! Tenho de aprender como o fazer. Mas terá de ser a bem. Para o bem. Nunca a ouví-la chorar e nada fazer. Não é da minha natureza!

Por isso, senhor meu marido,
tenha lá paciência e continue a ser colaborativo e compreensivo com
as duas mulheres da sua vida, ok?

;o)







**** 


Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!